Design de Moda da UCPel cria material que reúne tendências do Verão 2017


918  13 de dezembro de 2016

Os looks do Verão 2017 vão ter muita inspiração na natureza, no artesanal, em memórias afetivas e na arte urbana. É o que aponta o Bureau de Tendências, publicação que reúne diversas informações sobre o tema e é desenvolvido por acadêmicos do curso de Design de Moda da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Mais do que definir tendências de moda, o material construído a partir de muita pesquisa reúne importante conteúdo para empresários do setor na região sul.
Divididos em sete segmentos – alfaiataria, beachwear, fitness, infantil, plus size, prêt-à-porter de luxo e surfwear, o Bureau apresenta um painel com looks inspiracionais que traduzem o momento, define as principais cores e ainda mostra desenhos técnicos com sugestões de modelagens. Feito por 20 acadêmicos e supervisionado pela professora do curso Ana Luiza Timm Soares, a seleção de informações e elaboração do material exige uma extensa pesquisa em diversos tipos de mídia para ver quais tendências ganham destaque em diferentes lugares do mundo.  
Conforme define a professora responsável pela criação do material, o Verão 2017 promete trazer frescor em cores e estampas que reverenciam a flora e a cultura brasileiras. “O material mostra o resgate da conexão humana com o seu entorno, seja através das tonalidades vívidas do graffitti ou dos matizes verdes e terrosos das florestas tropicais, buscando refletir a própria natureza do ser” comenta.
Tramas, processos artesanais, efeitos visuais, texturas, estampas divertidas e tons exóticos estarão em alta na próxima estação que inicia no dia 21 de dezembro. Para a alfaiataria masculina, a aposta dos acadêmicos Juliano Soares, Rafaela Cardoso, Rafaela Corbeline e Rosemary Egues será a criação de peças inspiradas na natureza e em animais. Já para o segmento plus size a pesquisa aponta para roupas divertidas inspiradas nas cidades e nas artes, com a intenção de mostrar que uma numeração maior que o padrão também pode estar dentro de tendências, explicam as acadêmicas Arantxa Von Appen e Laleska Vieira.
O beachwear busca inspiração em antigas lembranças, que podem vir à tona através do paladar ou do olfato. A moda fitness para 2017 trará mais liberdade para as mulheres e as roupas infantis virão com tons frescos e energéticos, combinando estampas divertidas com florais e frutas. Peças cada vez mais versáteis e unissex deverão ganhar ainda mais espaço. 
O estilo boho chiq, a fluidez de tecidos, formas evasê e godê são algumas das influências destacadas pelas acadêmicas Fabiana Ramalho, Renata Terra e Roberta Velaskez para o segmento prêt-à-porter, que deverá ainda ter muitas peças com franjas, rendadas e com estampas florais. A moda surfwear deverá ter inspirações na simplicidade e também na natureza, com irregularidades em materiais que lembrem a pele humana e marcas da areia.  
O estudo sobre as tendências do Verão 2017 está disponível através do site https://moda.ucpel.edu.br/bureau .      

Vestibular Agendado 
A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) está com as inscrições abertas para o Vestibular Agendado. Serão disponibilizadas 16 datas divididas entre os meses de dezembro, janeiro e fevereiro. A nova modalidade é composta por uma prova de redação. Confira mais informações no site do Vestibular, vestibular.ucpel.edu.br.   

foto da notícia

Deixe uma resposta