Auto Amor será tema do Moda Para Tod@s da UCPel

O Projeto Moda Para Tod@s, realizado pelo curso de Design de Moda da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), lançou um desafio aos acadêmicos: usar os aprendizados de sala de aula para impactar pessoas que sofram com transtornos de imagem e problemas de autoestima. Em desenvolvimento desde segunda-feira (22), a atividade será finalizada na quinta-feira (25), com uma sessão de fotos.
Na proposta deste ano, que tem como tema Auto Amor, os alunos precisam identificar a individualidade dos participantes e atuar como stylist – montando um look que represente a personalidade da pessoa. Para isso, serão disponibilizadas roupas, acessórios, cabelo e maquiagem. O estilo não será padronizado, mas personalizado de acordo com a imagem que o participante gostaria de ver no espelho.   
Além dos conhecimentos acadêmicos, a atividade estimulará a sensibilidade dos alunos, visto que o estilo só será definido após uma entrevista que indicará as principais fragilidades de cada participante. Conforme a coordenadora do curso, Ana Luiza Timm Soares, o objetivo do projeto é extrair o que de melhor a pessoa tem, independente dos padrões de beleza impostos atualmente.
Os participantes são voluntários. Alguns foram indicados pelas equipes de psicologia das UBS’s Fátima e Cohab Lindoia – administradas pela UCPel. Outros foram selecionados pelos alunos, mas todos com a mesma característica: dificuldade de aceitação. “Através dessa experiência veremos que nossa profissão é mais do que fazer roupas”, enfatizou a acadêmica do 6º semestre, Ana Luisa Cleff, autora da ideia. 
A terceira edição do Moda Para Tod@s conta com a parceria do salão Scissors, responsável pela maquiagem e cabelo dos participantes, e da fotógrafa Nathalia Grill, encarregada de registrar o resultado final do trabalho dos acadêmicos. 
Redação: Manuelle Motta

foto da notícia

Deixe uma resposta